A escolha da escola

Olá pessoal, tudo bem?

Vamos falar hoje sobre a difícil tarefa de escolher a escola na qual seu filho vai ficar.

Primeiramente vem a pergunta, por que essa tarefa é tão difícil? Respondo a vocês, ela é difícil a princípio pelo lado emocional de saber que outras pessoas cuidarão do seu bem mais precioso. Esta é uma fase de mudanças, a fase da separação mesmo que momentânea e por um curto espaço de tempo nunca é fácil. Mil coisas passam pela nossa cabeça e para piorar sempre vem os pitacos que algumas pessoas insistem em dar mesmo quando não solicitado.

Mas vamos lá ao que tem que ser observado para escolher a escola ideal (lembrando que a escola ideal é aquela que mais se parece com as crenças e valores da família, ou seja, o ideal para você pode não ser para outra pessoa).

Indicação é um ponto a ser considerado, quando temos referências sobre o lugar já podemos contar como um ponto positivo para a escola. Afinal não existe propaganda melhor que o boca a boca.

Limpeza: esse é um dos fatores fundamentais a serem verificados e não tenha medo ou vergonha de ser chata, lembre-se sempre que seu filho passará uma boa parte do dia naquele ambiente. Ao entrar na escola peça para conhecer todos os ambientes e fique bastante atenta a limpeza, organização e segurança de cada ambiente. Quer um teste simples mas importante? Peça para ir ao berçário, lá é de extrema importante que seja solicitado para que você tire o sapato ou utilize o pro pé para evitar que seu sapato entre em contato com solo, esse teste é importante porque no berçário os bebês estão na fase colocar a mão na boca agora imagine o bebê engatinhando no mesmo chão que você pisou com seu sapato que veio da rua.

Qualificação dos profissionais: hoje em dia muita gente ainda acredita que a escola só serve para a criança ficar enquanto o responsável trabalha.  A escola além dos cuidados básicos tem que oferecer estimulação desde a mais tenra idade e para isso são necessários profissionais qualificados para que esse momento seja feito de acordo com a idade da criança.

Proposta pedagógica: os pais geralmente tem bastante dúvida quanto a melhor proposta pedagógica para seu filho e isso realmente é bastante pessoal. Como falei anteriormente pesquise sobre o tema e sempre peça ajuda para algum profissional da área da educação para auxiliá-lo nessa escola. Apenas uma dica básica, desconfie daquelas escolas que possuem muitos projetos principalmente para os bebês. Sabemos que infelizmente alguns desses projetos são inviáveis e incompatíveis com a idade da criança. Por incrível que parece já escutei relatos de pessoas bem próximas que a atividade do filho foi nitidamente realizada pela professora, ou seja, a atividade não teve significado nenhum para a criança.

Preço X qualidade: o que determina a qualidade de uma instituição de ensino não é o preço que ela cobra. Ainda hoje existe a crença que escola boa é escola cara. Observe se tudo o que a escola oferece é realmente útil. Ao procurar escola para a Valentina, uma determinada escola cobrou um valor muito próximo ao meu salário do mês e quando fui ver as atividades oferecidas percebi que todas as aulas extras já estavam inclusas na mensalidade, agora me digam pra que eu ia pagar por atividades que ela não ia realizar?

Horários: com a vida atribuladas que temos e horários diferenciados, observe se a escola lhe atende nesse quesito. Aqui em Santos tem escola que fica aberta das 6h as 21h e o responsável faz a matrícula de acordo com sua necessidade de horário e quantidade de horas. Outro ponto relevante no quesito horário é com relação a emenda de feriado, aqui em Santos das escolas que eu pesquisei somente uma escola trabalha sob o regime de escala nas emendas de feriados. Afinal não é todo mundo que tem a flexibilidade no ambiente de trabalho de estender a folga.

Espaço físico e instalações: Esse item é bastante importante, pois ele irá contribuir ou não para a estimulação e segurança do seu bebê. No caso de berçário, observe a distância entre os berços, tipo de piso, local de alimentação, se o banheiro possui piso antiderrapante etc. No parque, observe se ele é aberto e qual procedimento da escola em caso de longos períodos de chuva ou incidência de sol muito forte. Observe se não há fiação exposta, se as tomadas são protegidas, se não infiltração e/ou mofo. Veja também se os ambientes são arejados e como é feito o controle de temperatura em dias muito frios ou muito quentes.

Eu sei que a principio parece muita coisa a ser observada não é mesmo? Mas pense na importância dessa decisão. Além do olhar pedagógico que eu tive ( não teve como deixar a pedagoga de lado….rs) segui a minha intuição. Como dizem os mais velhos, intuição de mãe não falha e nesse caso realmente ela funcionou, sou muito satisfeita com a escola da Valentina em todos os aspectos.

Então vamos lá correr atrás do melhor para nossos pequenos.

Beijinhos estalados e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s