Postura profissional

Olá pessoal tudo bem? Vamos falar hoje sobre postura profissional?

Muito se fala sobre postura profissional, porém parece que ainda restam muitas dúvidas acerta desse tema. Primeiro vamos falar sobre o significado de postura profissional, são atitudes que se espera que se tenha dentro do ambiente de trabalho.

Creio que é importante deixar claro que para cada organização há um tipo de conduta esperada, algumas possuem regras mais rígidas em contrapartida algumas com regras mais flexíveis. Mas a primeira dúvida que paira na cabeça das pessoas é: Qual tipo de postura determinada empresa espera de mim? Começamos a responder essa pergunta no momento da candidatura para uma possível vaga.

É necessário que se estude sobre a empresa. Sim, leia o máximo que conseguir, pesquise sobre e se possível fale com funcionários para que assim caso você seja selecionado para a entrevista você já saiba que postura é esperada.

Independente do tipo de organização tenhamos em mente uma coisa, não é porque a empresa é mais flexível quanto as regras de conduta que podemos achar que não precisamos de portar adequadamente.

Vou dar agora algumas dicas que são fundamentais independente do tipo de organização.

  1. Seja pontual.

A pontualidade é uma qualidade importantíssima no mundo corporativo. Hoje em dia temos tantos compromissos que um único atraso na nossa agenda pode acarretar prejuízos ao longo do dia e, além disso, pontualidade é sinônimo de responsabilidade.

  1. Educação

Parece uma dica obvia não é mesmo? Mas observamos muitas pessoas que dão total atenção aos altos cargos da empresa, porém não cumprimentam o porteiro. A educação abre portas em qualquer lugar. As palavras, por favor, com licença e obrigada nunca saem de moda.

  1. Cuide da aparência

Você não precisa ser um robô e se vestir igual a todo mundo, imprima toques da sua personalidade, mas sem exageros. Deixe aquela blusa decotada e aquela minissaia para outro momento. Aqui a pesquisa sobre a empresa se faz bastante importante.

  1. Fique atento as palavras

Gírias e palavrões não são bem vistos no ambiente corporativo. Já vi muitas pessoas justificarem o fato de falar palavrões alegando que seus chefes também o fazem. Vamos partir do princípio que cada um é responsável pelos seus próprios atos. E mesmo que uma atitude errada seja repetida mil vezes ela continuará errada.

  1. Redes sociais

Cuidado com o uso das redes sociais. Muitas pessoas as usam para desabafar algum problema ocorrido na empresa, mas vamos combinar que isso além de não adiantar nada somente depõe contra você mesmo. Frases como, “eu odeio segunda feira” e aqueles clamores pelo final de semana também devem ser evitados.

  1. Língua portuguesa

Atenção máxima na hora de falar e/ou escrever. Erros de português são simplesmente imperdoáveis em algumas organizações.

  1. Demonstre interesse

Demonstre interesse a tudo o que se refere à organização, você nunca sabe quando vai surgir aquela oportunidade que você está esperando.

  1. Se empenhe

Não se empenhe apenas para ser visto pelo chefe, mas faça o seu trabalho valer a pena. Orgulhe-se do que você faz.

  1. Pare de procrastinar

Aquele velho lema de “porque fazer agora o que eu posso fazer depois” está bastante ultrapassado. Faça o que tem que ser feito e caso lhe sobre tempo, use-o de maneira útil dentro da organização.

  1. Seja companheiro

Trabalhar com determinadas pessoas às vezes nos parece uma tarefa bastante difícil, porém temos que pensar no nosso objetivo dentro da organização e independente de questões pessoais estamos ali para dar o nosso melhor.

Espero que essas dicas tenham sido úteis para o profissional de vocês. Lembrem-se sempre e em qualquer situação de usar o bom senso. Ele sempre é o melhor remédio.

 

Beijinhos estalados e até a próxima

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s