Vida profissional no pós parto

 

Acredito que a última coisa que as mães estão pensando no pós-parto é sobre a vida profissional, mas porque não pensar nisso?

Antes que eu seja bombardeada de criticas peço que, por favor, pensem no assunto só um pouco.

O pós-parto é uma fase de adaptação mamãe-bebê, mamãe-mamãe e mamãe- companheiro (a) é um turbilhão de acontecimentos, sentimentos, aprendizados que às vezes ficamos até tontas não é mesmo? Acredito que um sentimento que está sempre presente na vida da recém-mamãe é a culpa, queremos fazer mil coisas ao mesmo tempo, queremos ser perfeitas em tudo, mas sabemos que isso não é possível.

Em primeiro lugar devemos aceitar que não somos perfeitas, mas que somos as melhores mães para nossos bebês, em segundo devemos pensar que ao realizar alguma coisa para nós mesmas enquanto mulheres e profissionais não seremos menos mães por causa disso. Alias permitam-me abrir um espaço para essa patrulha das mães perfeitas do facebook que só servem para nos colocar para baixo, mas isso será tratado em outro post.

Durante o período da nossa licença temos dias maravilhosos outros nem tanto, o importante é que façamos o melhor que pudermos e sim nossos bebês sabem o quanto nos esforçamos por eles.

Vou dar um depoimento aqui de acordo com a minha realidade, cada pessoa tem a sua e isso não cabe a mim nem a ninguém julgar.

Lembram que eu falei no post Terrorismo contra as grávidas que as pessoas me falavam que depois do nascimento da Valentina eu nunca mais ia dormir? Então isso não aconteceu…rs a Valentina dorme a noite inteira desde 1 mês e meio, sei que sou uma mãe privilegiada mas como falei estou dando depoimento sobre a minha realidade. Pois bem, a Valentina é uma bebê bastante dorminhoca e passado o primeiro mês (adaptação total) eu pensava que eu podia fazer alguma coisa por mim no período em que ela estivesse dormindo, mas ao mesmo tempo eu me culpava, como uma recém-mãe está pensando em si mesma e não no bebê ( voltemos aos tema culpa e patrulha das mães perfeitas do facebook)? Até que chegou o momento que pensei comigo mesma, quando estou me sentindo bem comigo mesma realizo melhor todas as tarefas então parei de dar atenção para a patrulha e fui ver a minha realidade e vontade. Então resolvi agir.

Primeiramente fui buscar na internet sites de cursos on line (veja o post sobre Atualização profissional – Cursos on line ) e iniciei meus estudos, comecei com 30 minutos diários. Enquanto a Valentina dormia no período da tarde e aproveitei para realizar os cursos. Pensar em 30 minutos diários parece pouco, mas eu acredito que quando se trata de estudo, o pouco é melhor do que nada. Então continuei com minha rotina de estudo e ao final do primeiro mês de estudo eu já estava com uma certificação. Isso me animou bastante e consegui aumentar minha carga horária para uma hora por dia. Para alguns parece pouco, mas para mim são 30 horas de estudos por mês, são 30 horas de atualização profissional que tenho, são 30 horas de conhecimentos adquiridos então fiquei muito satisfeita com esses primeiros resultados e pretendo continuar sempre que a Valentina me permitir…rso falar agora em especial para as mães que por diversos motivos não conseguem ter esse momento de estudo, por favor, não se sintam mal. Cada realidade é única e esse foi um depoimento pessoal e só quis alertar para as mães que possuem esse tempo que é possível sim se manter antenada com o mercado de trabalho sem que elas sejam menos mães como algumas pessoas gostam de falar.

 

Beijinhos estalados e até a próxima

2 comentários sobre “Vida profissional no pós parto

  1. Muito bom! Sou a favor de mãe exercer o papel de mãe mas nenhuma é menos mãe porque estuda enquanto o filho dorme, muito pelo contrario. Que ótimo que está conseguindo. Eu estou lutando pelos meus 30 minutinhos kkk bjs e sucesso

    Curtir

Deixe um comentário

